Projeto Panifica Mais
7 de fevereiro de 2023
Projeto Oficina de Música
22 de março de 2023

Utiliza a prática do esporte como meio de socialização, interação e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas, formando cidadãos detentores de princípios e valores, além da formação e lapidação de futuros talentos para o esporte.

PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação devulnerabilidade social de famílias das Comunidade Sol Nascente.

NOSSOS OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Orientar e ensinar a prática do karatê, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento de cada um, utilizando o esporte como meio de socialização, interação e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas, integração social, formando cidadãos detentores de princípios e valores, além da formação e lapidação de futuros talentos para o esporte.

Atividades que compõem este serviço

O projeto iniciou em março e se desenvolveu utilizando um método de iniciação simplificado do karatê, tendo formação lúdica, com turmas de crianças de 6 a 15 anos, divididos nas seguintes categorias – Meninos: de 6 a 8 anos, 9 a 11 anos, 12 a 15 anos e Meninas: de 6 a 15 anos.

Atividades realizadas

  • Tendo o karatê como estratégia e com foco na ludicidade
  • Utilizando-se da multi e da interdisciplinaridade das áreas: educação, social, saúde, psicologia, nutricional, etc.
  • Priorizando o voluntariado para desenvolvimento das atividades em geral
  • Buscando parcerias financeiras e logísticas, como órgãos públicos, instituições de serviços, universidades, clubes, associações esportivas, etc
  • Desenvolvendo as atividades de forma sistemática, com a formação de turmas no período da manhã e tarde
  • Fez-se o acompanhamento das crianças quanto à sua frequência e desempenho no projeto
  •  

Detalhamento da estratégia utilizada

As atividades e ações propostas pelo Projeto foram elaboradas e pensadas pela equipe técnica da instituição com o suporte de Leis e Resoluções próprias a Política de Assistência Social, bem como com a participação dos usuários, levando em consideração sua opinião tanto na elaboração, quanto na avaliação dos resultados

Buscando atender os objetivos previstos nos programas e projetos, as atividades desenvolvidas são previamente planejadas e, sempre que necessário, são adequadas às características do grupo. Entre as atividades oferecidas destacam-se:

  • Prática esportiva do karatê como estratégia e foco na ludicidade;
  • Utilizar – se do tempo de convivência para se trabalhar a formação de valores éticos, de disciplina, responsabilidade e respeito;
  • Acompanhar a evolução nas áreas de educacional, social, saúde, psicologia, nutricional, etc;
  • Desenvolvimento de atividades de forma sistemática, com a formação de turmas no período da manhã e tarde;
  • Acompanhamento das crianças quanto a sua frequência e desempenho no projeto.

O programa foi elaborado e proposto partindo da convivência diária que, possibilita a troca de experiências e vivencias. Os grupos contam com atendimento individual e orientação de profissionais habilitados para trabalhar com crianças e adolescentes.

O monitoramento é realizado de forma contínua durante o decorrer do ano, sendo que são executadas reuniões mensais com a equipe técnica , análise de relatórios de atividade, bem como de atendimento. O monitoramento se mostra como instrumental importante, uma vez que traz dados relevantes para o bom andamento das ações propostas

A Avaliação vem configurando-se como um processo constante adotado pela instituição, mostrando-se essencial para garantir a qualidade do serviço ofertado, pois possibilita reflexões sobre dados significativos, visando prover mudanças para a superação das dificuldades. Sendo assim, a avaliação ocorre em várias dimensões: com as crianças e adolescentes assistidos, com as famílias assistidas, com os funcionários e equipe técnica atuantes no programa, bem como voluntários e diretoria. A avaliação é realizada através de pesquisa de satisfação dos usuários contemplados pelo serviço periodicamente.