Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
15 de abril de 2023
Curso Profissionalizante em Cabelereiro
16 de abril de 2023

Atividades de relevante interesse público, como integração familiar, acompanhamento pedagógico e psicossocial, oficinas e dinâmicas de grupo, com atuação junto a crianças oriundas de famílias expostas à vulnerabilidade social

PÚBLICO ALVO

Este projeto visa o atendimento a crianças de dois a seis anos, bem como suas famílias.
Devido à alta demanda do projeto, a seleção é realizada com base no grau de maior vulnerabilidade.
Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único da entidade.

NOSSOS OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Oferecer a criança um ambiente alegre, de observação e socialização, de recreação, arte, cultura e lazer, que desperte a curiosidade da criança para que as mesmas venham a viver novas experiências, expressando espontaneamente suas ideias e sentimentos, propiciando desta forma o desenvolvimento infantil.

Atividades que compõem este serviço

Atuamos na esfera da Assistência Social, desenvolvendo um trabalho de relevante interesse público, propondo atividades com crianças oriundas de famílias que estão expostas a vulnerabilidade social.

Atividades realizadas

  • Grupo de pais e filhos (uma vez por mês);
  • Acompanhamento pedagógico e psicossocial;
  • Oficinas de música, teatro, cozinha pedagógicas, esporte, dança, tae-kwon-do, contação de histórias, oficinas pedagógicas.
  • Dinâmicas de grupo.

Detalhamento da estratégia utilizada

As atividades e ações propostas pelo Projeto foram elaboradas e pensadas pela equipe técnica da instituição com o suporte de Leis e Resoluções próprias a Política de Assistência Social, bem como com a participação dos usuários, levando em consideração sua opinião tanto na elaboração, quanto na avaliação dos resultados

Buscando atender os objetivos previstos nos programas e projetos, as atividades desenvolvidas foram previamente planejadas e, sempre que necessário, foram adequadas às características do grupo. Entre as atividades oferecidas destacam-se:

  • Atividade Física: recreacional, funcional e esportiva;
  • Atividade Lúdica: confecção de trabalhos, organização de peças de teatro, dança, leitura, filmes e comunicação (expressão verbal e gestual em dinâmicas de grupo);
  • Atividades e dinâmicas com grupos de convivência e fortalecimento de vínculos envolvendo pais.

O programa foi elaborado e proposto partindo da convivência diária que, possibilita a troca de experiências e vivencias. Os grupos contam com atendimento individual e orientação de profissionais habilitados para trabalhar com crianças e adolescentes.

O monitoramento é realizado de forma contínua durante o decorrer do ano, sendo que são executadas reuniões mensais com a equipe técnica , análise de relatórios de atividade, bem como de atendimento. O monitoramento se mostra como instrumental importante, uma vez que traz dados relevantes para o bom andamento das ações propostas

A Avaliação vem configurando-se como um processo constante adotado pela instituição, mostrando-se essencial para garantir a qualidade do serviço ofertado, pois possibilita reflexões sobre dados significativos, visando prover mudanças para a superação das dificuldades. Sendo assim, a avaliação ocorre em várias dimensões: com as crianças e adolescentes assistidos, com as famílias assistidas, com os funcionários e equipe técnica atuantes no programa, bem como voluntários e diretoria. A avaliação é realizada através de pesquisa de satisfação dos usuários contemplados pelo serviço periodicamente.