Projeto crescendo e transformando
Público alvo
O público-alvo da Instituição são famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, moradores do Sol Nascente Trecho III
As famílias são selecionadas e passam a ser assistidas pela instituição ao longo de todo o ano
É levado também em consideração o grau de vulnerabilidade apresentado pelo usuário. Outro critério utilizado é a idade, uma vez que cada grupo é destinado a uma faixa etária. Ao final do ano de 2018, 120 famílias foram atendidas diretas ou indiretamente pelo programa.







Nossos objetivos
Propor ações que buscam promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidos através deste, a fim de garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
- Promover atendimento as famílias, através de acompanhamento realizado pela equipe técnica da instituição;
- Promover o fortalecimento dos vínculos familiares;
- Estimular o sentimento de pertença e de identidade social e comunitária;
- Orientar e encaminhar às famílias a rede sócio-assistencial do município;
- Acolher e acompanhar famílias assistidas que vivem em estado de vulnerabilidade social;
Atividades que
compõem este serviço
As ações e atividades desenvolvidas durante no Programa Crescendo e Transformando da Associação Mãos Solidárias estão de acordo com o Serviço de Proteção Social Básica: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conforme Resolução CNAS nº 109/2009.
Atividades realizadas
- atendimento, orientação e encaminhamentos;
- grupo de fortalecimento de vínculos;
- oficinas;
- fortalecimento da função protetiva da família;
- mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio;
- informação;
- banco de dados de usuário e organizações;
- elaboração de relatórios, pareceres e estudos sociais;
- desenvolvimento do convívio familiar e comunitário;
- mobilização para a cidadania;
- entre outras ações.
Detalhamento da estratégia utilizada
As atividades e ações propostas pelo Projeto foram elaboradas e pensadas pela equipe técnica da instituição com o suporte de Leis e Resoluções próprias a Política de Assistência Social, bem como com a participação dos usuários, levando em consideração sua opinião tanto na elaboração, quanto na avaliação dos resultados
Buscando atender os objetivos previstos nos programas e projetos, as atividades desenvolvidas são previamente planejadas e, sempre que necessário, adequadas às características do grupo. Entre as atividades oferecidas destacam-se:
- Atividade Física: recreacional, funcional e esportiva;
- Atividade Lúdica: confecção de trabalhos, organização de peças de teatro, dança, leitura, filmes e comunicação (expressão verbal e gestual em dinâmicas de grupo);
- Atividades e dinâmicas com grupos de convivência e fortalecimento de vínculos envolvendo pais.
O programa foi elaborado e proposto partindo da convivência diária que, possibilita a troca de experiências e vivências. Os grupos contam com atendimento individual e orientação de profissionais habilitados para trabalhar com crianças e adolescentes.
O monitoramento é realizado de forma contínua durante o decorrer do ano, sendo que são executadas reuniões mensais com a equipe técnica , análise de relatórios de atividade, bem como de atendimento. O monitoramento se mostra como instrumental importante, uma vez que traz dados relevantes para o bom andamento das ações propostas
A Avaliação vem configurando-se como um processo constante adotado pela instituição, mostrando-se essencial para garantir a qualidade do serviço ofertado, pois possibilita reflexões sobre dados significativos, visando prover mudanças para a superação das dificuldades. Sendo assim, a avaliação ocorre em várias dimensões: com as crianças e adolescentes assistidos, com as famílias assistidas, com os funcionários e equipe técnica atuantes no programa, bem como voluntários e diretoria. A avaliação é realizada através de pesquisa de satisfação dos usuários contemplados pelo serviço periodicamente.