Skip links

Projeto Ação Assistencial

Desenvolvido basicamente com voluntários, caracteriza-se por seu caráter suplementar e provisório, através da arrecadação de donativos e distribuição aos cidadãos e às famílias em situação de vulnerabilidade emergencial.

Público alvo

Famílias da comunidade assistida pela entidade que estejam enfrentando dificuldades em ter o suprimento necessário a sua subsistência ou de infraestrutura mínima, ou que estejam passando por situações emergenciais. Estas famílias não possuem atendimento continuado. Atendimento realizado conforme a demanda.

Para se habilitar a receber as doações é necessário estar cadastrado na entidade, com a realização de avaliação técnica.

Somente foram atendidas famílias que possuíam cadastro na entidade e atendessem as exigências que caracterizavam uma situação de risco e vulnerabilidade social. Ainda poderá ser ofertado apoio a famílias para enfrentar problemas diversos, e encaminhamento a rede sócio-assistencial quando necessário.

Nossos objetivos

Oferecer assistência as famílias em situação de exclusão social, ou que estejam passando por situações emergenciais.

  • Oferecer assistência através de assessoramento e fornecimento de benefícios momentâneos, além de combater a fome e a miséria, tendo como público alvo famílias em situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros.
  • Realizar campanhas de coletas de donativos, tais como, alimentos, roupas, utensílios, móveis e eletrodomésticos, agasalhos, cobertas, material escolar, etc.
  • Auxiliar na melhoria da qualidade de vida de quem vive em estado de vulnerabilidade social.

Atividades que
compõem este serviço

Este projeto se desenvolve, basicamente com voluntários. O trabalho de apoio a comunidade caracteriza-se por seu caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de situações de vulnerabilidade emergencial. Assim a entidade desenvolve uma série de ações que visam arrecadar donativos, tais como: alimentos, roupas, utensílios, móveis e eletrodomésticos, agasalhos, cobertas, material escolar, entre outros, sendo todos estes destinados aos assistidos.

Detalhamento da estratégia utilizada

As atividades e ações propostas pelo Projeto foram elaboradas e pensadas pela equipe técnica da instituição com o suporte de Leis e Resoluções próprias a Política de Assistência Social, bem como com a participação dos usuários, levando em consideração sua opinião tanto na elaboração, quanto na avaliação dos resultados

A entidade oferece assistência através de assessoramento e fornecimento de donativos, além de combater a fome e a miséria, tendo como público alvo famílias em situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros, ou seja, que estão em situação de exclusão social que implica na privação, falta de recursos ou, de uma forma mais abrangente, ausência de cidadania, ou ainda, que estejam vivendo situações emergenciais.

O monitoramento é realizado de forma contínua durante o decorrer do ano, sendo que são executadas reuniões mensais com a equipe técnica , análise de relatórios de atividade, bem como de atendimento. O monitoramento se mostra como instrumental importante, uma vez que traz dados relevantes para o bom andamento das ações propostas

A Avaliação vem configurando-se como um processo constante adotado pela instituição, mostrando-se essencial para garantir a qualidade do serviço ofertado, pois possibilita reflexões sobre dados significativos, visando prover mudanças para a superação das dificuldades. Sendo assim, a avaliação ocorre em várias dimensões: com as crianças e adolescentes assistidos, com as famílias assistidas, com os funcionários e equipe técnica atuantes no programa, bem como voluntários e diretoria. A avaliação é realizada através de pesquisa de satisfação dos usuários contemplados pelo serviço periodicamente.