A sede do Instituto Mãos Solidárias, localizada na região administrativa do Sol Nascente, recebeu nesta sexta-feira, 2 de setembro, a cerimônia de formatura de 117 alunos dos cursos de Assistente Administrativo, Confeiteiro, Eletricista Instalador Residencial, Modelagem Industrial do Vestuário, Operador de Computador e Padeiro. As capacitações foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
As aulas ocorreram no próprio Instituto, com carga horária de 200 horas — duração de cerca de três meses — cada curso. São formações que têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. A iniciativa faz parte do programa Mais Senai, que realiza cursos gratuitos fora das unidades de ensino da instituição.
“O conhecimento promove mudanças. É por meio de uma capacitação, por exemplo, que o aluno terá novas oportunidades, seja para conquistar uma vaga de emprego ou para abrir o próprio negócio. O Senai, com o apoio do Mãos Solidárias, faz a diferença”, disse a coordenadora de projetos do Senai-DF, Marina Canuto, na cerimônia.
Miris da Silva, 45 anos, foi um dos formandos do curso de Eletricista Instalador Residencial. “Aprendi a fazer serviços de manutenção elétrica, o que me ajuda a economizar quando algo na minha casa quebra ou estraga. Hoje sei trocar um chuveiro, mas até um tempo atrás tinha de pagar caro para alguém fazer apenas a troca do aparelho.” A autônoma já finalizou outros dois cursos do programa: Costureiro sob Medida e Confeiteiro. “Estudar novamente é mais do que adquirir aprendizado, é um remédio para mente. Eu moro sozinha e vir para o Instituto ocupa minha cabeça com coisas positivas”, afirma.
Na capacitação da área de elétrica, o estudante aprende a dimensionar um circuito, a montar um quadro de energia e a usar os equipamentos de segurança, além de ter orientação sobre normas regulamentadoras da profissão.
“A formação do Senai despertou em mim a vontade de fazer um curso técnico ou uma graduação. Finalizei o Ensino Médio recentemente e agora tenho habilidades para trabalhar ou, futuramente, abrir um negócio no setor”, disse Pedro Israel Vieira, de 19 anos, também formando do curso de Eletricista Instalador Residencial.
Histórico
Até setembro deste ano, o Mais Senai já entregou 302 certificados nas áreas de Alimentos, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Vestuário na parceria com o Instituto Mãos Solidárias.
Moradores do Sol Nascente e de regiões próximas ao Instituto Mãos Solidárias podem se inscrever nos cursos. Basta ir até a instituição e apresentar originais e entregar cópias do RG, do CPF e dos comprovantes de residência e de escolaridade. Os inscritos serão convocados conforme novas turmas forem abertas.
O Instituto é localizado no Sol Nascente (Trecho 3, Lote 5 Chácara 119) e o atendimento aos interessados é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
“É a maior e melhor oportunidade para aqueles que não têm condições de pagar por um curso de qualificação profissional. Posso dizer, com toda certeza, que a união das duas instituições fez a diferença na minha vida”, disse, emocionada, Keila Karine Alves, 47 anos, formanda do curso de Confeiteiro.
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Marcos Gomes/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF