Skip links

Mais 117 alunos recebem certificado do Senai-DF no Instituto Mãos Solidárias

A sede do Instituto Mãos Solidárias, localizada na região administrativa do Sol Nascente, recebeu nesta sexta-feira, 2 de setembro, a cerimônia de formatura de 117 alunos dos cursos de Assistente Administrativo, Confeiteiro, Eletricista Instalador Residencial, Modelagem Industrial do Vestuário, Operador de Computador e Padeiro. As capacitações foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).

As aulas ocorreram no próprio Instituto, com carga horária de 200 horas — duração de cerca de três meses — cada curso. São formações que têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. A iniciativa faz parte do programa Mais Senai, que realiza cursos gratuitos fora das unidades de ensino da instituição.

“O conhecimento promove mudanças. É por meio de uma capacitação, por exemplo, que o aluno terá novas oportunidades, seja para conquistar uma vaga de emprego ou para abrir o próprio negócio. O Senai, com o apoio do Mãos Solidárias, faz a diferença”, disse a coordenadora de projetos do Senai-DF, Marina Canuto, na cerimônia.

2 9 2022 Formatura do Mais Senai no Instituto Mãos Solidárias Foto Marcos Gomes CAPA 3

Miris da Silva, 45 anos, foi um dos formandos do curso de Eletricista Instalador Residencial. “Aprendi a fazer serviços de manutenção elétrica, o que me ajuda a economizar quando algo na minha casa quebra ou estraga. Hoje sei trocar um chuveiro, mas até um tempo atrás tinha de pagar caro para alguém fazer apenas a troca do aparelho.” A autônoma já finalizou outros dois cursos do programa: Costureiro sob Medida e Confeiteiro. “Estudar novamente é mais do que adquirir aprendizado, é um remédio para mente. Eu moro sozinha e vir para o Instituto ocupa minha cabeça com coisas positivas”, afirma.

Na capacitação da área de elétrica, o estudante aprende a dimensionar um circuito, a montar um quadro de energia e a usar os equipamentos de segurança, além de ter orientação sobre normas regulamentadoras da profissão.

“A formação do Senai despertou em mim a vontade de fazer um curso técnico ou uma graduação. Finalizei o Ensino Médio recentemente e agora tenho habilidades para trabalhar ou, futuramente, abrir um negócio no setor”, disse Pedro Israel Vieira, de 19 anos, também formando do curso de Eletricista Instalador Residencial.

2 9 2022 Formatura do Mais Senai no Instituto Mãos Solidárias Foto Marcos Gomes CAPA 2

Histórico
Até setembro deste ano, o Mais Senai já entregou 302 certificados nas áreas de Alimentos, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Vestuário na parceria com o Instituto Mãos Solidárias.

Moradores do Sol Nascente e de regiões próximas ao Instituto Mãos Solidárias podem se inscrever nos cursos. Basta ir até a instituição e apresentar originais e entregar cópias do RG, do CPF e dos comprovantes de residência e de escolaridade. Os inscritos serão convocados conforme novas turmas forem abertas.

O Instituto é localizado no Sol Nascente (Trecho 3, Lote 5 Chácara 119) e o atendimento aos interessados é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

“É a maior e melhor oportunidade para aqueles que não têm condições de pagar por um curso de qualificação profissional. Posso dizer, com toda certeza, que a união das duas instituições fez a diferença na minha vida”, disse, emocionada, Keila Karine Alves, 47 anos, formanda do curso de Confeiteiro.

Texto: Dayane dos Santos

Fotos: Marcos Gomes/Senai-DF

Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Leave a comment