Skip links

Dia Internacional das Favelas – IMS atende 3.500 famílias no Sol Nascente, uma das maiores comunidades da Améria Latina

As favelas por muito tempo foram vistas como sinônimo de fome, desigualdade e violência. Mas, a celebração dessa data, 4 de novembro, surgiu para quebrar esses paradigmas e, principalmente apresentar à sociedade o poder criativo e inovador existente nesses espaços.

O dia 4 de novembro, é reconhecido internacionalmente como o Dia da Favela, desde 1900 que, pela primeira vez, o termo “favela” apareceu em um documento oficial. Esse data é muito importante, por toda luta e força que representa.

Além disso, o Instituto Mãos Solidárias (IMS) é situado no Sol Nascente que, já foi considerada a maior favela horizontal da América Latina. O local recentemente se tornou a mais nova Região Administrativa do Distrito Federal.

De acordo com o fundador do IMS, Wanderly de Souza, desde o início do projeto a intenção é capacitar os moradores do local para que tenham novas oportunidades, atualmente 1200 crianças e 3500 famílias são atendidas pelo IMS.

”O intuito do Instituto é oferecer educação de qualidade para os nossos alunos, por isso, a importância das nossas parcerias com Instituição de destaques, como por exemplo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Nosso compromisso é com pessoas interessadas em mudar de vida, por meio da educação, e consequentemente entregar profissionais capacitados para o mercado de trabalho“, destaca.

Os cursos são ofertados para comunidade de forma gratuita e já colhe frutos, prova disso é a Aline Pereira, designer de sobrancelha, que após adquirir o conhecimento com o curso oferecido pelo IMS, em parceria com o Senac, conseguiu transformar sua realidade de vida.

“Foi uma experiência maravilhosa. Quando eu comecei fazer o curso estava grávida. Hoje, tenho várias clientes e essa profissão que ajuda no sustento da minha família”, pontua. Essa é uma das muitas realidades que foram transformadas no IMS, por meio dos cursos profissionalizantes.

Leave a comment